ASSOCIAÇÃO CAÇADORES DA CUMIEIRA E LAGARTEIRA


quinta-feira, 15 de novembro de 2012

FEDERAÇÃO


Federação de Clubes e Associações de Caçadores dos Concelhos da Serra da Lousã


Caçadores dos Concelhos da Serra da Lousã organizam-se para promover a caça maior, associada ao turismo e gastronomia na Região.


Os Clubes de Caça dos Concelhos que abrangem a área da Serra da Lousã, decidiram constituir-se em Federação, para melhor articularem os eventos cinegéticos e dinamizarem o que já hoje é reconhecido como uma das melhores áreas para caça maior de Portugal. O veado o javali e futuramente o corço representam já hoje uma imagem associada à Serra da Lousã.

A sua exploração de forma sustentada e com critérios de respeito pela natureza, poderá e deverá constituir um motor de desenvolvimento tão necessário à região.

A caça associada ao turismo e à gastronomia regional complementará as potencialidades já existentes e atrairá novas gentes a estas serranias.

A Serra da Lousã é hoje reconhecida pelas elevadas potencialidades de caça maior, mas que não tem sido explorada da melhor maneira.

São estes os motivos que justificam a agora constituída Federação de Clubes e Associações de Caçadores dos Concelhos da Serra da Lousã ( Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Góis, Lousã, Miranda do Corvo e Penela ) que em articulação com  autarquias e entidades ligadas ao turismo vão procurar dinamizar o sector cinegético.

O primeiro passo está dado. O segundo foi já iniciado com o pedido apresentado ao Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, da delegação da gestão da Zona de Caça Nacional da Serra da Lousã. O terceiro passará pelo envolvimento das autarquias, Região do Turismo, Universidades e proprietários no projeto, através de um Conselho Técnico já aprovado.


Pela Direção