ASSOCIAÇÃO CAÇADORES DA CUMIEIRA E LAGARTEIRA


terça-feira, 22 de setembro de 2009

Montaria da Cumeeira e S.João do Deserto - Penela


--------------------------------------------------------------------------------

Autor: António Luiz Pacheco

20-12-2006 11:05:00



A primeira montaria feita a veados nesta zona do país!

Foi processo com alguma polémica, envolvendo pressões e interesses antagónicos, mas afinal tudo se compôs e afinal decorreu em boa paz.

A organização esteve bem, herdeira e já traquejada das Montarias do Centro, programa que urge manter. Menos bem estiveram os caçadores que faltaram à concentração o que sempre provoca dissabores, como atrasos e alteração ao armar e fecho da mancha.

Pela Associação de Caçadores de Lagarteira e Cumeeira em 16/12/2006
Preço 120 €

O local e a mancha são espectaculares, magníficos para a caça maior, talhada para a caça de aproximação ao veado, menos para a montaria. Espero que esta possibilidade – a caça de aproximação – seja uma realidade e que a região tire daí partido, assim como as Zonas de Caça e a cinegética nacional.

Portas muito bem marcadas, quer na colocação face ao terreno e querenças, como em segurança, o que foi sempre a maior preocupação da organização, exactamente por ser a primeira montaria a veados ali realizada.

As 11 matilhas presentes, algumas de fora, enfrentaram bem a dureza do terreno e caçaram como deve ser, em esforço e dedicação. Havia bastantes veados na mancha e as ladras, tiros e gritos dos matilheiros ecoaram pela serra da Lousã fazendo-nos vibrar.

O terreno apresentava muitos sinais das reses, javalis e veados, e o dia esteve de encomenda, fresco mas soalheiro e sem vento.

Afinal se abateram 6 veados e 3 javalis.

O que se pode considerar muito bom, dada a extensão do território e os veados andarem em liberdade absoluta nesta região, onde abunda comida e água.

Nenhum dos grandes e belos veados que ali sabemos existir saiu às portas, o que não é de admirar, dado o tipo de terreno, muitíssimo acidentado, elevado e escarpado, com covões e barrancos muitos fundos e pouco acessíveis, o que mais aguça o apetite para a sua caça de aproximação e confirma que o processo de montaria não seja o mais indicado para esta finalidade – a caça de bons troféus, e se os há!!!

Recepção tradicional, sempre com o bom acolhimento Beirão, exibindo uma gastronomia rica e substancial, dos produtos locais. O vinho de Sicó está muito bom!

Colaboração e presença do presidente da Câmara de Penela, sempre de destacar.

Parabéns à organização que esteve bem e soube entrar com o pé direito nesta nova modalidade das montarias mistas.